“Somos movidos pelo desafio. Porque enquanto houver esperança, alegria e o mágico poder da transformação, haverá a certeza de um Brasil melhor”Manifesto do Desafio 10×10

Desde o início do isolamento social devido à pandemia da COVID-19 havia uma certeza: por menor que fosse o tempo de isolamento, os prejuízos à economia brasileira seriam avassaladores. Queda de produção de riquezas, desemprego, desequilíbrio da economia mundial com redução de investimentos externos, enfim, a chamada “tempestade perfeita” estava pronta a destruir nossa economia.

Sabendo disso, o governo passou a destinar recursos públicos para as áreas de saúde e economia popular e grandes organizações privadas seguiram no mesmo sentido, fazendo generosas doações também para saúde e alimentação.

Leia mais: Jornada X – Módulo 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável

Infelizmente, a duração do isolamento superou as previsões e esses recursos extras começaram a minguar. Era preciso a ajuda de campanhas para estimular toda população a doar um pouco para minimizar o sofrimento de tantos brasileiros. Várias organizações sociais saíram em busca de recursos, principalmente para o mais urgente: a fome.

 ONU: Insegurança alimentar aumenta no Brasil e atinge 43 milhões de pessoas 

 Foi assim que surgiu o Desafio 10×10: uma gincana para doações de recursos para compra de cestas básicas, desafiando 10 milhões de jovens a alimentar 10 milhões de famílias num prazo de um mês. 

A Livelab uniu-se em parceria com renomadas  organizações sociais, como a Central Única das Favelas (CUFA), a Gerando Falcões, a Childfund Brasil, a União BR e ao World Food Program da ONU para implementar, em prazo recorde uma campanha capaz de mobilizar a população brasileira, em especial os jovens,  em prol de uma causa única e urgente: a fome.

Como num passe de mágica, dezenas de empresas e profissionais de alto nível formaram um verdadeiro exército do Bem, aceitaram esse desafio épico e trabalharam duramente por quase três meses para, no dia 22 de junho de 2020, lançar para o Brasil o Desafio 10×10.


(Reprodução: Instagram/ Desafio 10×10)

“O que me sobra não te pode faltar!”

Essa frase da música tema da campanha composta por Jaya Vitali resume a filosofia que orientou os corações de todos os que participaram desse grande encontro. 

Chegou o dia 22 de julho, quando nosso compromisso de lutarmos juntos por um Brasil sem fome terminaria. Mais de 5.000 doações alimentaram quase mil famílias por três meses. Integração, parceria e empatia andaram lado a lado, mostrando o poder de realização que essas virtudes têm quando caminham juntas. 

Mas, essa onda de solidariedade mostrou-se insuficiente para dar o suporte e aconchego que a população brasileira tanto precisa nesse momento. Uma segunda onda brotou dessa primeira e se prepara para continuar e ampliar a missão de apoio aos mais necessitados. Agora não só com alimentos, mas com a construção de um Pacto Inter-religioso para formação de Células de Cuidado Comunitário em todo o país.

Obrigado a todas às mais de 100 organizações parceiras e aos mais de 50 voluntários que batalharam e continuam batalhando pelo Desafio 10×10!

Obrigado aos profissionais de publicidade, jornalismo, comunicação visual, especialistas em redes sociais, artistas de televisão, gamers, influencers de redes sociais, esportistas, grafiteiros e tantos outros que mobilizaram suas redes sociais e, com esperança, alegria e leveza, como acontece nos carnavais, nas festas juninas e em tantas outras festas regionais, introduziram um novo modelo de integração da sociedade brasileira para solução de seus problemas mais urgentes.

Talvez essa seja uma nova pedagogia, que honra o poder de realização dos brasileiros no brincar para a reconstrução de uma nova civilização ou do “novo normal”.

O site do Desafio 10×10 permanecerá ativo pelo menos até o final de 2020, angariando recursos para alimentar os brasileiros mais impactados pela pandemia da COVID-19.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO A TODOS E TODAS!!!

Instagram: Jornada X Desafio 10×10 

Livelab