Jornadas radicais de protagonismo e aprendizagem voltadas para a juventude

A Jornada X visa estimular o surgimento de equipes comunitárias para a inovação social. A intenção é identificar e treinar grupos de jovens para o empreendedorismo, oferecendo ferramentas para desenvolverem seus talentos e realizarem sonhos de transformação nos seus territórios.

Partimos da premissa de que os processos de desenvolvimento e inovação social acontecem quando o projeto provoca adolescentes e jovens adultos a resgatarem as suas qualidades inatas da infância, tais como a perspicácia, curiosidade, diversão, criatividade, empatia e amizade, e assim, juntos, empreenderem e transformarem sua realidade de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso.

Na prática, os grupos participantes são provocados a convocar os seus superpoderes, formar uma Liga extraordinária e planejar a realização de uma missão impossível, trilhando assim a sua própria jornada de transformação em um período de seis meses. Durante o percurso, o grupo recebe missões específicas que ajudam a potencializar o seu projeto e a mobilizar a sociedade civil.

Por meio da aprendizagem através da experiência, habilidades como o empreendedorismo e a cooperação são desenvolvidas, gerando impacto em três principais frentes: empoderamento do jovem participante (como indivíduo e como parte de um grupo empreendedor), vivência de novos paradigmas e transformação do contexto local.

A partir de 2015 foram iniciados quatro projetos pilotos em cidades e contextos diferentes: Manaus, AM; Maués, AM; São Paulo (Capão Redondo), SP; e Juiz de Fora, MG. Neste pilotos, participaram 50 jovens ativamente. Nos últimos 6 meses, juntos já foram realizadas mais de 40 ações mão-na-massa, impactando 15 comunidades e mobilizando mais de 1000 pessoas.

Em sua versão piloto, a Jornada X era chamada de X-LAB: laboratório do amanhã.

Quer saber mais? X-LAB está na mídia

Perguntas frequentes

A Jornada X é um jogo dividido em três capítulos com 19 missões. A primeira missão é entregue ao jogador pelo Game Master.

O Game Master é multiplicador da metodologia. É uma pessoa de confiança do jovem: um professor, líder comunitário, chefe de escoteiro… enfim, uma pessoa referência para encorajar as jovens lideranças.

A Agência X, posicionada em uma base secreta, treina jovens para se tornarem agentes de transformação social.

A narrativa do jogo é baseada em referências do imaginário humano, como a jornada do herói, as histórias de super-heróis, os quadrinhos e os filmes de ficção e fantasia.

A Jornada X conta com um chamado à aventura e três capítulos: I. O Despertar; II. A Rede e III. O Legado. Cada capítulo tem em média de 6 a 7 missões para serem realizadas. Todas as atividades propostas são mecanismos para trabalhar a cooperação e o empreendedorismo social.

O Game Master, após identificar uma liderança jovem, envia a primeira carta do jogo, que é um convite.

O jogador que aceitar o convite estará embarcando em uma Jornada Épica para se tornar Agente X e receberá de seu Game Master as missões via cartas no WhatsApp.

Em outras palavras, o jovem jogador receberá um manual de instruções, seguida de uma nova carta com a primeira missão.

As habilidades que a Jornada se propõe a desenvolver são autoconhecimento, empreendedorismo, criatividade, colaboração, mobilização de pessoas e criação de rede

Cartas da Jornada

A aventura proposta pela Jornada X acontece via o recebimento de cartas por WhatsApp, cada carta contém uma missão que a liga deve realizar.

Para exemplificar, trataremos a seguir das três primeiras missões. Cada carta possui uma descrição da missão e um QR Code que encaminha para um vídeo inspiracional. Experimente!

Exemplo 1: A Liga

Carta de jogo Jornada X

Carta de jogo Jornada X

Exemplo 2: Perfil X

Carta de jogo Jornada X

Carta de jogo Jornada X

Exemplo 3: Diário de bordo

Carta de jogo Jornada X

Carta de jogo Jornada X

Diários de bordo

A Jornada X está em expansão no Brasil! Abrir o mapa

As ligas pioneiras continuam a todo vapor e são os primeiros polinizadores da Jornada X em seus territórios. Além disso, estamos expandindo para outras cidades através dos treinamentos de Game Masters.

Nesse contexto, destacam-se as Ligas que nasceram em Parelheiros, região localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, desde março de 2018 acontecem encontros regulares de Game Masters. E em João Pessoa na Paraíba, a Liga X-Revolution já completou o primeiro capítulo!

O Diário de Bordo é fundamental para a Jornada X, todos que já tiveram um diário sabem a importância que é poder revisitar a própria trajetória. Na Jornada esse espaço é também uma Ferramenta X de compartilhamento, uma maneira de divulgar as ações mão-na-massa que estão sendo realizadas em âmbito local e também inspirar pessoas no mundo inteiro que sonham em mudar o mundo. Não estamos sós e precisamos nos conectar.

Conheça abaixo alguns do Diários de Bordo das Ligas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Conheça abaixo alguns do Diários de Bordo das Ligas

x-lab-manaus
Liga X-LAB - Manaus
DIÁRIO DE BORDO
x-lab-juiz-de-fora
Liga X-LAB - Juiz de Fora
DIÁRIO DE BORDO
x-lab-sao-paulo
Liga X-LAB - São Paulo
DIÁRIO DE BORDO
JornadaX Revolution
Liga X Revolution - João Pessoa
DIÁRIO DE BORDO
Jornada-X 5Harmony
Liga 5harmony - Parelheiros, SP
DIÁRIO DE BORDO

Depoimentos

“Pra mim o X significa transformação de vida”.

Ítalo Mamud pertence a Liga pioneira X-LAB Manaus na Amazônia.

“Eu descobri que posso fazer uma coisa simples que vai impactar muito a vida das pessoas. É fast, free, fun e fantastic.”

Letícia Alves - pertence a Liga pioneira X-LAB Juiz de Fora em Minas Gerais.

“Se eu quiser hoje mudar o mundo, eu vou mudar! Porque eu acredito em mim.”

Wilma Vitória - pertence ao Coletivo Jovem do Meio Ambiente e a Liga Jornada X Revolution em João Pessoa na Paraíba.

“Eu entendo o X hoje como ir além das minhas possibilidades. A versão X é isso: é a melhor versão de todo mundo.”

Gelmo Sousa pertence ao Coletivo Jovem do Meio Ambiente em Itapipoca no Ceará.

Álbum de fotos

Loading Images

patrocínio

logo arymax