Desafio 10x10 - 10 milhões de jovens mobilizando o país para alimentar 10 milhões de famílias!

Uma gincana de arrecadação diferente de tudo que você já viu.

O Desafio 10x10 é uma iniciativa da Livelab que veio de Edgard Gouveia Jr., presidente da organização, que desde 1995 coloca as pessoas para brincar em rede e assim transforma o mundo. Mas toda essa gincana só é possível com a entrada de todos os grandes parceiros que toparam esse Desafio.

A gincana digital é criada para desafiar toda a sociedade brasileira, começando pelos jovens, com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome e a desigualdade de milhões de famílias afetadas pela pandemia da COVID-19.

Este é um projeto suprapartidário e realizado voluntariamente pela sociedade civil brasileira.

Assistir no YouTube

O Desafio 10x10 é uma mobilização em prol de arrecadar fundos para 10 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social por conta do COVID-19, o vírus que chegou no Brasil no final de fevereiro; além do estrago emocional, ele também desestabilizou milhares de pessoas financeiramente.

O jogo pretende fazer uma aliança entre 10 milhões de jovens, para que divulguem e façam alcançar o maior número de pessoas.

Confira a entrevista com Edgard Gouveia Jr.

Viração Educom e Agência Jovem de Notícias

1. 10 milhões de jovens X 10 milhões de famílias sem fome. Isso é incrivelmente grande! Edgard, como surgiu a ideia da gincana?

O Desafio 10x10 surgiu da constatação de que os brasileiros quando querem, quando se mobilizam, são capazes de fazer coisas incríveis pela coletividade. Basta lembrar quando o sociólogo Betinho chamou todo mundo para garantir que ninguém passaria o Natal com fome. Ou quando a médica pediatra Zilda Arns mobilizou todo mundo para acabar com a mortalidade infantil. Ou, então, pensa no Carnaval ou nas Festas Juninas do Nordeste, organizadas pelas pessoas mais pobres que uma vez por ano se transformam em reis e rainhas que impressionam mundo todo.

Nós, brasileiros e brasileiras, somos guiados por paixões, como a música, os esportes, o carnaval, os games e por aí vai. Por isso, para um desafio gigante como é o de garantir alimentos para 10 milhões de famílias que estão sofrendo mais com a pandemia do COVID-19 temos de mobilizar as pessoas naquilo que mais fala aos seus corações, precisamos estimular todo mundo a dar o melhor se si. E o que é melhor do que a gincana, que todo mundo já jogou em vários momentos de suas vidas. É uma competição colaborativa, uma "coopetição".

2. Na sua participação recente no programa Paz e Bem, você falou sobre o objetivo da gincana de mobilizar a ação direta a partir de algumas das grandes paixões nacionais. Explica pra gente como vai ser a mecânica da gincana e como a galera pode participar:

Na plataforma do Desafio 10x10 (desafio10x10.com.br) todo mundo que for participar da gincana vai poder escolher uma paixão e haverá times de pessoas ligadas a estas paixões desafiando uns aos outros para ver quem mobiliza mais gente para arrecadar fundos para alimentar as famílias beneficiadas. Quem for apaixonado por sabores e culinária e gostar, por exemplo, pão de queijo vai poder desafiar os apaixonados por açaí. E as novelas, que todo brasileiro adora, com os fãs de Avenida Brasil desafiando a galera da Malhação? Ou ainda quem é ligado na natureza, com o povo que curte praias desafiando quem prefere montanhas para ver quem arrecada mais? Ou seja, as possibilidades são muitas e o importante é todo mundo embarcar nesta gincana pelo bem. Por isto que é uma competição colaborativa, na qual quem ganha são as famílias que estão em uma situação muito crítica.

Resumindo, haverá três formas de participar do Desafio: a mais simples é fazer uma doação direta para a arrecadação, sem participar de nenhum time. A segunda opção, mais divertida, é montar um time dentro da sua paixão ou entrar em algum que já esteja montado. Mas a terceira opção é a mais emocionante: desafiar outro time para ver quem arrecada mais! Bota todo mundo que você conhece, seus parentes, amigos e amigas, nesta gincana. Ninguém sozinho pode resolver o enorme desafio que temos pela frente, precisamos de todo mundo dando o melhor de si!

3. Qual a previsão que você faz dos impactos da gincana no cenário de desigualdades do nosso país, que foi escancarado pelo avanço da pandemia do coronavírus? E quais os impactos de uma ação como esta na vida das juventudes do Brasil?

Pois é, a pandemia aprofundou ainda mais as absurdas desigualdades do Brasil. Os mais pobres, os que no seu dia-a-dia não têm a opção de aderir ao isolamento social, aqueles que não contam com emprego formal, são os que estão sofrendo mais. E estudos mostram que logo teremos cerca de 40 milhões de pessoas literalmente passando fome. Não podemos permitir isso. Como diz o Betinho, quem tem fome, tem pressa. E com fome, as famílias não conseguem pensar no futuro.

Com a gincana do Desafio 10x10 queremos mostrar que os brasileiros têm a capacidade de, juntos, combatermos uma emergência social deste tamanho e gravidade e, no processo, vamos aprendendo a reforçar nossa solidariedade e empatia como povo. Neste contexto, os jovens têm um papel fundamental. As novas gerações, especialmente a chamada Geração Z, dos que nasceram a partir de 1995, têm uma extraordinária capacidade de se mobilizar pelo próximo. Não aceitam mais as coisas como são, de indiferença e auto-centrismo. Querem mudanças rápidas e efetivas. Não esperam enquanto os mais velhos discutem projetos, vão lá e fazem, especialmente pelo incrível domínio que têm das tecnologias digitais. Pensa na Greta Thunberg, uma adolescente que foi capaz de se conectar rapidamente com milhões de outras crianças e adolescentes para desafiar os poderes por trás das mudanças climáticas. Com o desafio 10x10 queremos mobilizar milhões de Gretas pelo Brasil afora!

Mais informações sobre o Desafio 10x10

Acompanhe o maior desafio de 2020!

desafio10x10.com.br

Contato com a assessoria de imprensa: