“As Ligas da Jornada X rapidamente se transformam em verdadeiras ‘startups socioambientais’”.

O mundo do trabalho atual busca infundir motivação nos seus colaboradores, como se pudéssemos fabricar essa essência do ser humano e injetá-la de fora para dentro. Motivação é intenção e, como tal, algo absolutamente interno ao ser humano. Somente cada um de nós sabe a verdadeira intenção que aflora de nossos corações e move nossos corpos.

Então, como será o mundo do trabalho após a pandemia e tudo que ela trará de transformações sociais e econômica? Quanto esses jovens que estão perdendo um ano de sua juventude estarão motivados para usar suas competências e talentos em favor da regeneração da Natureza e da reconstrução dessa nova fase econômico-social com a qual vão se deparar? Será que as novas gerações aceitarão passivamente regras impostas por adultos que falharam na construção de uma sociedade justa e pacífica? Ou farão suas próprias normas tentando melhorar ou substituir o que não tem funcionado até aqui? E em quais princípios a geração Z e Alfa vão fundar esse novo modelo de sociedade e de produção e consumo?

Foi pensando com essas perguntas que a Jornada X estruturou suas próximas viagens pelo universo lúdico desses jovens, mostrando a eles nossos sonhos contidos na Agenda 2030. Se não pudemos ainda criar um mundo melhor, pelo menos escrevemos nossos sonhos e eles poderão servir como balizas, princípios orientadores para os jovens que construirão o “novo normal”. 

Fazer as novas gerações brincarem com os sonhos contidos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e desafiá-los a colocá-los em prática na realidade de suas tribos, de suas comunidades, enfim, fazê-los sentir o poder que eles têm de transformação do mundo real que aí está. A Jornada X estimula o trabalho em equipe (porque ninguém faz nada sozinho) e desafia equipes de interesse comum a diagnosticarem os principais problemas de seu entorno, a definir os mais urgentes, a propor soluções e, o mais importante, implementá-las. 

A experiência até aqui da aplicação dessa gincana virtual/realista chamada Jornada X têm mostrado a imensa vontade das novas gerações em participar da construção de seu futuro, embora eles não estejam sendo chamados para isso pelas velhas gerações. Eles não sabem, eles não podem, eles não conhecem, eles não têm experiência, enfim, eles são “muito jovens”.

Será? O que descobrimos com a Jornada X é que eles sabem sim, pois são a geração mais conectada e informada da história humana, eles podem sim, só não puderam até aqui porque nós não deixamos, eles conhecem muito mais que conhecíamos na idade deles e eles não têm experiência mesmo. E eles são “muito jovens” sim, o que os credencia a criar um mundo novo, que eles mesmos vão usufruir.

Vamos chamá-los, desafiá-los com as ODSs e deixá-los agir! Com princípios claros e liberdade de ação, os grupos da Jornada X tornam-se verdadeiras “startups socioambientais” em busca de atender as necessidades reais de suas comunidades. E talvez toda a produção de riqueza se faça através de grupos de interesse desse tipo com essas características: ágeis, empreendedores, sem medo de mudanças e com uma motivação que se renova a cada novo desafio.

Não serão mais pessoas formadas para elaborar planos fantásticos para criar necessidades ilusórias. Não serão mais pessoas desmotivadas criando projetos no papel que irão para as gavetas abarrotadas de escrivaninhas que abarcam toneladas de ideias criativas que jamais sairão de lá. Serão Ligas de pessoas interessadas em inovar para o bem comum, empreendedores que irão levar suas ideias para o mundo real, profissionais motivados a utilizar suas competências e talentos na melhoria da Vida das pessoas! Nossos jovens realizando aquilo que sonhamos e gostaríamos de viver para ver acontecer.

O Universo X é o lugar onde estamos gestando as novas startups, utilizando essa pedagogia que, através do brincar nesse espaço potencial ampliado que é a Internet, libera os jovens para a criatividade sem limites, que encontrará seus caminhos de viabilidade na realidade real. Cada novo desafio que as equipes transpuserem será uma amostra do poder que eles terão de criar esse novo ciclo civilizatório que se inicia.

E pra nós, gerações que criaram esse mundo meio capenga, mas cheio de possibilidades, restará um lugar na arquibancada para torcermos por esses jovens e para aplaudi-los de pé a cada conquista, incentivando-os a sonhar mais e mais alto, muito acima do que nós podemos hoje imaginar.

Instagram: Jornada X  Desafio 10×10
Livelab