Integração é uma das três palavras chaves do “novo normal” do Terceiro Setor no  Brasil.

A outra é Parceria e a terceira é Empatia.

 

Março de 2020: a LiveLab, uma organização social sem fins lucrativos, trabalhava construindo seu sonho: a Jornada X, um jogo virtual cujo principal objetivo é o empoderamento das novas gerações (Z e Alfa) para a transformação do mundo. As gerações mais conectadas e nascidas dentro de uma cultura digital ainda em desenvolvimento são desafiadas a, brincando, usar todo seu potencial de conhecimento e engajamento nos temas socioambientais para solucionar problemas reais. 

Uma equipe estava sendo montada, pesquisas para selecionarmos a empresa que criaria nosso aplicativo sendo realizadas, funcionalidades do jogo discutidas e aprimoradas quando, no dia 13 de março o Brasil começava a parar por causa da pandemia da COVID-19. Num primeiro momento ficamos na expectativa do que aconteceria. Mas ainda tínhamos muito o que fazer nos bastidores para realizarmos o sonho do aplicativo que viabilizaria oferecer a Jornada X a todos os jovens do Brasil.

Em 17 de março começa o isolamento social, confinando milhões de jovens em suas residências, longe das escolas e do convívio com seus colegas. Quanto tempo isso duraria? Como jogar a Jornada X sem a possibilidade do encontro presencial dos jovens? 

Nesse momento de dúvidas veio o desafio de um professor para que utilizássemos nosso jogo virtual para entreter e estimular os jovens a refletirem sobre a COVID-19 e agirem criativamente, sem sair de casa, ajudando a sanar danos, atuais e futuros, da pandemia. Respondendo a esse desafio, a Jornada X, ajudada por dezenas de voluntárias e voluntários, reestruturou-se e lançou a Operação Antivírus X, que logo foi colocada em atividade, capturando a atenção e a colaboração de milhares de jovens.

No entanto, poucos dias após a Jornada X ter lançado a Operação Antivírus X, alguns jogadores começaram a relatar dificuldades para participar do jogo devido a problemas emocionais no ambiente familiar. E a razão principal, em muitos casos, era a fome. A cada dia, mais e mais jogadoras e jogadores, e até docentes que acompanhavam seus alunos no jogo, relatavam esse problema da fome como fator limitador da participação dos jovens nesse projeto de combate virtual à pandemia.

O que a LiveLab e a Jornada X poderiam fazer para amenizar isso? Talvez uma plataforma gameficada para arrecadar recursos para compra de cestas básicas?

E foi assim que surgiu o Desafio 10×10: uma gincana para doações de recursos para compras de cestas básicas, desafiando 10 milhões de jovens a alimentar 10 milhões de famílias num prazo de um mês. 

Trazendo a possibilidade de que os jovens se envolvessem pelas suas paixões (gamers, nerds e youtubers; inovação e tecnologia; arte de rua; música; cine, teatro e TV. Saberes; esportes; Natureza; sabores; diversidade; fé e espiritualidade e até uma aberta chamada “esqueceram da minha”), o Desafio 10×10 integrou todos os setores da sociedade em prol de uma causa única e urgente: a fome.

Essa integração gerou incrível confluência de parcerias de organizações e pessoas maravilhosas que foram atendendo ao chamado e chegando rapidamente, viabilizando num passe de mágica o lançamento do Desafio 10×10 em tempo recorde.

Dezenas de empresas e profissionais de alto nível das áreas de publicidade, jornalismo, comunicação visual, especialistas em redes sociais, artistas de televisão, gamers, influencers de redes sociais, enfim, um verdadeiro exército do Bem aceitou esse desafio épico e trabalhou duramente por mais de três meses para no dia 22 de junho de 2020, lançar para o Brasil o Desafio 10×10.

“O que me sobra não te pode faltar!”. 

Essa frase do grande compositor, ser humano e colaborador do Desafio 10×10 Jaya Vitali na música que compôs para ser tema de nossa campanha, resume a filosofia que orientou os corações de todos os que participaram desse grande encontro. 

Mas, chegou o dia 22 de julho e nosso compromisso de lutarmos juntos por um mês terminou. Quase mil famílias puderam receber seus cartões de cestas básicas que as alimentariam por três meses. Porém, mais que o resultado das doações em dinheiro, foi a doação voluntária do tempo e do esforço de tantas pessoas influentes de nossa sociedade em prol daqueles que já não têm o direito de comer que marcou essa gincana. 

Integração, parceria e empatia andaram lado a lado, mostrando o poder de realização que essas virtudes têm quando caminham juntas. 

Com esperança, alegria e leveza, como acontece nos carnavais, nas festas juninas e em tantas outras festas regionais, o Desafio 10×10 buscou introduzir um novo modelo de integração da sociedade brasileira para solução de seus problemas mais urgentes, usando essas características positivas de nosso povo para integrar os corações. Talvez essa seja uma nova pedagogia, que honra o poder de realização dos brasileiros no brincar para reconstrução de uma nova civilização ou do “novo normal”.

A pedidos, o Desafio 10×10 permanece ativo até o final de 2020, angariando recursos para alimentar os brasileiros mais impactados pela pandemia da COVID-19 (www.desafio10x10.com.br).
Instagram: Jornada X  Desafio 10×10
Livelab