Primavera X: Mutirões comunitários em prol do cuidado com águas em todo o Brasil

A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas e tem o intuito de fomentar o surgimento de equipes comunitárias, lideradas por crianças e jovens, para desenvolverem projetos sobre a preservação de nascentes, riachos, açudes e lagoas.

Em 2018, mais de 1.000 crianças se uniram e realizaram centenas de ações mão na massa em um único final de semana, a entrada da Primavera simbolizou o auge da gincana: durante os dias 22 e 23 de Setembro aconteceram mutirões, simultâneamente, em várias regiões do país, dezenas de caminhadas ecológicas, limpeza das margens dos rios e milhares de mudas plantadas.

Primavera X, como surgiu o game?

O game foi uma etapa pós 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, uma experiência que envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens que trabalharam no tema ''Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

Para chegar na conferência, os jovens elaboraram projetos que passaram por três etapas: a escola, a municipal e a estadual, onde foram selecionados 400 jovens para a etapa nacional.

A etapa nacional realizada na cidade de Sumaré em São Paulo, durante os dias 15 à 21 de Junho, teve como Game master o Edgard Gouveia Jr. As crianças de 11 à 14 anos chegavam como ''Nascentes'' dos rios e eram acolhidos pelos Guardiões (jovens de 15 à 29 pertencentes aos Coletivos Jovens - CJs) e brincando viveram um forte processo educativo, se transformaram como a água: em ''Rio'', ''Lagoa'', ''Oceano'', ''Nuvem'' e se preparam para voltar para casa e ''Fazer Chover''.

Assistir no YouTube

Quer saber como funcionaram as atividades da #VCNIJMA? Assista a matéria e fique por dentro da metodologia!

Crianças e jovens são a liderança da Primavera X

Após a V CNIJMA as próprias crianças reivindicaram que a jornada não se findasse ali, em resposta a esse pedido nasce a Primavera X. O primeiro passo para participar do game era montar um time (Clã) na sua escola ou comunidade, depois escolher a fonte de água que seria cuidada e qual o desafio que iriam enfrentar. Feito isso, tinham que descobrir a solução para o problema, e por fim, realizar o mutirão!

A mobilização aconteceu pela rede social primaverax.ning.br e cada Clã ou jogador pode compartilhar em tempo real detalhes das missões realizadas e acompanhar as etapas do jogo em diversos territórios.

O jogo foi impulsionada por meio de um chamado à aventura e 6 missões que antecederam o ápice, são elas: a Tribo, o Clã, o Manancial, a Cura, a Campanha e por fim - o Mutirão!

A metodologia da Primavera X e da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi uma adaptação do game social Jornada X desenvolvido pela Livelab.

Essa ação é apoiada pelo Ministério de Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Livelab, Coletivos de Jovens pelo Meio Ambiente (CJs), Governo Federal, Instituto Alana e outras instituições envolvidas com a temática.

A Primavera X dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis e vida na água.

Saiba mais sobre a Primavera X pelo Ning!

primaverax.ning.com

Veja a nossa newsletter com as notícias mais importantes da Primavera X!

Newsletter Jornada X

Saiba mais sobre a V CNIJMA

Qual é a sua melhor versão X?- V CNIJMA

Na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, jovens e adultos foram desafiados a descobrir a sua melhor Versão X. Para mudar o mundo cuidando das águas eles passaram a usar os conceitos do Fast, Fun, Free & Fantastic (Rápido, Divertido, sem colocar a mão no bolso e Fantástico). 

Assistir no YouTube

Primavera X

Um resumo de como foi a V Conferência Nacional Infanto Juvenil de Meio Ambiente, que ocorreu em Sumaré - SP, durante os dias 15 a 19 de junho de 2018!

Assistir no YouTube

 

5º Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Jovens de todo o Brasil discutem e apresentam projetos em educação ambiental.

TVESCOLA.ORG.BR