Jornada X - Operação Antivírus X: Gincana convoca jovens a se unirem para combater o coronavírus

Jovens de 12 a 25 anos podem contribuir para diminuir o impacto da COVID-19 sem sair de casa, e desenvolver competências-chave da BNCC ao mesmo tempo.

Assistir no YouTube

Jovens de todo o Brasil e do mundo estão sendo convocados a se unirem em uma gincana para combater o coronavírus, sem sair de casa. A gincana mobiliza jovens de 12 a 25 anos a criar e aplicar soluções para várias frentes de impacto da pandemia, como ajudar grupos de risco, combater fake news, pensar em soluções para a economia, a falta de água, saúde emocional da população e além de criarem desafios de acordo com a realidade que vive.

A Operação Antivírus tem como base a Jornada X, cujo framework propõe uma gincana colaborativa, inteiramente segura, rápida, gratuita e divertida. A ideia nasceu de uma provocação de Edgard Barki, do Centro de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas, a Edgard Gouveia Júnior, co-fundador da LiveLab, que já aplicou o formato em outros jogos, como a Primavera X, cujo objetivo foi proteger mananciais de água brasileiros.

“As pessoas nunca foram tão conectadas e distante ao mesmo tempo. Essa geração vem sendo preparada para utilizar seus superpoderes neste momento decisivo. É chegada a hora dessa juventude, que já nasceu num mundo digital, a reunir seus amigos e sagacidade tecnológica para apresentar soluções criativas no combate a Covid-19.”

Edgard Gouveia Júnior - Fundador da Livelab e Coordenador Pedagógico.

Competências-chave da BNCC

Em meio a um cenário em que ainda não está claro como as escolas vão se adaptar ao isolamento como medida de contenção do vírus, o jogo é também uma oportunidade de desenvolver 10 competências-chave da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Operação Antivírus X

Conhecimento

Para entender a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Operação Antivírus X

Criatividade

Pensamento científico, crítico e criativo: para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas, criar soluções.

Operação Antivírus X

Senso estético e repertório cultural

Para fruir e participar das diversas práticas de manifestação e produção artístico-culturais.

Operação Antivírus X

Comunicação

Para partilhar informações, ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Operação Antivírus X

Cultura digital

Para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas com protagonismo.

Operação Antivírus X

Autogestão

Para fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, senso crítico e responsabilidade.

Operação Antivírus X

Argumentação

Para formular, negociar e defender ideias, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Operação Antivírus X

Autoconhecimento e autocuidado

Para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Operação Antivírus X

Empatia e cooperação

Para promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, acolhendo e valorizando a diversidade dos indivíduos e grupos sociais.

Operação Antivírus X

Autonomia

Para agir com responsabilidade, flexibilidade e determinação, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Como participar

Para participar basta se inscrever no site:

jornadax.com.br

A Operação Antivírus conta com o apoio de uma força tarefa voluntária de gamers, programadores, designers, roteiristas, educadores, administradores, médicos, arquitetos, engenheiros, estudantes secundaristas e universitários, desafiados a somar sua criatividade e seus talentos para operacionalizar o game.

Mais informações sobre a Operação Antivírus

Acompanhe a jornada 2020!

jornadax.com.br @jornadaxoficial @jornadax

Contato com a assessoria de imprensa: