"Imagine que hoje você tenha acordado no Planeta X, o planeta dos nossos sonhos, o mundo mais bonito que nossos corações conhecem que é possível. Como seria seu dia? Como é a vida lá?”

- Davi Lemos

 

Sabemos que um grande desafio das empresas no mundo pós pandemia será engajar-se nas comunidades em que atuam para contribuir na regeneração ambiental e na construção de uma nova economia, onde a sustentabilidade e a justiça social sejam pilares fundamentais!

Foi com essa inquietação que a LiveLab, através de seu criador Edgard Gouveia Junior, concebeu a Jornada X Company, baseado na sua experiência de 12 anos com a Jornada X: gincana comunitária que desafia times a solucionarem os desafios reais nos seus territórios através dos 4Fs: fast, free, fun e fantastic. Esse Universo se inicia com a ideia de que as transformações que o mundo precisa são urgentes (Fast), não podem depender de grandes recursos (Free) e devem ocorrer com esperança, alegria e leveza, como o brincar das crianças (Fun). Se unirmos esses três fatores, os resultados serão maravilhosos (Fantastic).

A Jornada X Company tem como propósito contribuir com os ecossistemas empresariais, através da transformação do olhar de escassez para um olhar mais abundante e apreciativo das comunidades em nosso entorno e para a disseminação de uma cultura de participação e colaboração nas micro comunidades locais como famílias, vizinhos e escolas.

Além disso, têm-se como objetivos principais:

• Fortalecer os laços entre colaboradores, revelar, reconhecer e integrar talentos individuais e coletivos presentes nos vários setores.
• Desenvolver maior disposição para superar desafios: entendimento de que ações coletivas têm um potencial transformador muito maior do que esforços pessoais isolados.
• Gerar consciência e expansão do potencial individual: abertura para novos desafios e aprendizado de novas habilidades.
• Ampliar a visão crítica sobre a realidade social e compromisso com o bem-estar coletivo: percepção mais otimista a respeito da natureza humana e ações altruístas.

Para desenvolver os pontos acima, a Jornada X Company tem como base:

• Metodologia lúdica, divertida e envolvente.
• Abordagem de gamificação (fast, free, fun, fantastic).
• Estímulo à autonomia e criatividade dos voluntários.
• Busca de soluções coletivas para os problemas enfrentados.
• Sensação de ‘mistério’ que aguça a curiosidade de todos.
• Desenvolvimento da co-responsabilidade (o sucesso da ação depende da contribuição de todos).

Depoimentos das últimas realizações

“Um pedaço de madeira se transformava em uma gangorra, uma planta mudava o jardim inteiro, com um pneu se construía um balanço. Nada é impossível. Se todo mundo se juntar para fazer alguma coisa, a gente consegue ajudar o outro, não precisa de dinheiro”. Colaborador

“A quebra de hierarquia durante o Programa ajudou a desburocratizar as relações, que são hierárquicas dentro do hospital. Você entende como a sua opinião pode ajudar alguém de um cargo acima do seu, uma pessoa que você costuma não dialogar muito no dia a dia. Você cria admiração por pessoas de diferentes hierarquias”. Colaboradora

“O ambiente onde hoje está a praça era um ponto de consumo de droga. Houve uma transformação enorme: agora é um espaço de convivência e lazer, onde as crianças podem brincar. Faltava isso para o nosso bairro”. Beneficiado

“Foi muito bonito ver a maneira com que eles se relacionaram conosco e nossas famílias. Era como se eles já nos conhecessem. Não só ajudaram a reformar nossas casas, como também brincaram com as crianças e deram atenção a quem precisava. O ambiente era de carinho e amor”. Beneficiada

Álbum de Fotos