Sobre a Gincana da Jornada X

A Gincana da Jornada X é uma estratégia de busca ativa de estudantes e de fortalecimento da saúde emocional de toda comunidade escolar. Ela lança mão de uma tradição cultural e do protagonismo da turma de estudantes para engajar todo mundo na realização da missão de atrair estudantes evadidos para voltarem à escola e permanecerem nela.

A Gincana foi desenhada para ser organizada por jovens a partir de 13 anos, que estejam do 7o ano do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio e realizada com a participação de toda comunidade escolar e do seu entorno.

Essa jornada possui duração de 4 a 6 semanas em que serão propostas 6 missões para a mobilização e engajamento da comunidade escolar. Ao longo deste período, as missões servirão como um guia para orientar estudantes e equipe escolar, para a construção conjunta da Gincana, reunindo toda a comunidade escolar para coopetirem em jogos esportivos, atividades culturais, artísticas, sociais e ambientais.

Ao final, pretende-se que todo mundo envolvido, contribua para aumentar:
• A busca ativa de estudantes evadidos;
• A alegria de pertencer à escola;
• A vontade de ensinar e aprender colaborativamente;
• A certeza de que a escola é, também, o lugar de acolhimento e convivência de toda a comunidade escolar;
• A confiança no poder de mobilização e engajamento da juventude

A primeira experiência da Gincana da @Jornadax aconteceu na escola Cidade Hiroshima em São Paulo. A preparação teve início no mês de setembro e no dia 8 de outubro aconteceu o grande dia de mobilização, que inclui ações na escola com dança, música, esportes, grafite, jogos de conhecimento, horta comunitária, mutirão de limpeza no Parque do Carmo e muito mais.

 

Assistir no YouTube

 

A Gincana da @jornadax está prevista para acontecer em nível nacional! Para saber mais acesse: Gincana da Jornada X

 

VAMOS JUNTOS DERROTAR A EVASÃO ESCOLAR!

 
Álbum de Fotos

 
Na mídia
Globo
UOL
MAXIMA UOL
ABC DO ABC
 
Realização:
Livelab
Now Partners
Coletivo Asas
 
Parceiros do Piloto
Instituto Natura
Fundação Lemann
Fabio Brazza
Mc Caveirinha
Maestro Ruriá Duprat
Orquestra Sinfônica
Coral de Heliópolis
 
Redes sociais: